18 mar

4 PILARES DO SUCESSO PROFISSIONAL E PESSOAL

O sucesso profissional está apoiado sobre 4 pilares, sem eles, toda a estrutura sonhada e planejada desmorona.

Cada pilar deve ser fortalecido separadamente. Quando um estiver sólido, segundo seu ponto de vista, vá para o próximo. A conscientização da existência e importância destes pilares são fundamentais para a elaboração de qualquer projeto de vida, seja ela profissional ou pessoal, mas tenha sempre em mente: não existe sucesso profissional sem estes 4 pilares bem sedimentados e incorporados ao nosso dia a dia.

4 pilares do Sucesso profissional:

  1. Autoconhecimento
  2. Reconhecer a sua responsabilidade sobre seus atos
  3. Ação firme
  4. Viver no aqui e agora

Hoje, quero hoje abordar o segundo item da série acima.

Vários coachees vêm até mim com o objetivo de migrar a sua carreira de um patamar mediano para um mais alto ou, sentem a necessidade de sedimentar suas carreiras. Hoje quero compartilhar com você o primeiro item que costumo trabalhar com eles.

Esta primeira abordagem é tão importante que não pretendo chama-la de item 1, costumo chama-la de item ZERO, pois se não aceitar este como verdadeiro, todos os demais ficam prejudicados.

ITEM ZERO:

Você precisa acreditar que é você mesmo quem conquista seu próprio êxito. O seu sucesso ou não, depende apenas de você. Fatores externos devem ser enfrentados da forma correta e não são obstáculos para seu desenvolvimento profissional. Você acredita nisto? Em caso negativo, fique a vontade para argumentar no espaço de comentários.

Eu creio que as pessoas que não aceitam nesta afirmação, geralmente se fazem de vítimas incorporando um ou mais dos seguintes papeis:

Papel de Vítima 1: A culpa é dos outros

Tenho encontrado muitas pessoas que atribuem aos outros as dificuldades em suas carreiras. Algumas vezes, até para mexer com seus brios, peço ao coachee que relacione todas as pessoas culpadas pela sua falta de sucesso e confesso que a relação costuma ser grande, porém nunca encontro seu próprio nome no rol dos culpados. São tantos os nomes relacionados que já cheguei a temer que eu estivesse entre eles….

A vítima começa colocando a culpa na economia e no governo e vem em uma escala decrescente até seu vizinho que faz barulho de madrugada, passando pela família, pela sua origem, raça e etc. Ele, porém, sempre é apenas espectador de sua vida.

Papel de Vítima 2: Sempre há uma desculpa

Em minha família existia um “mantra” que era repetido quase que diariamente em minha infância – “Se tiver uma desculpa, não a dê! ”. Infelizmente muitos profissionais dão desculpas ou se excedem em justificativas para a sua situação profissional.

A pior situação que encontro é quando a pessoa entra em uma fase acomodada e justifica o seu insucesso com uma justificativa que não tem outra finalidade do que enganar a si próprio:  “Faz anos que estou no mesmo patamar, mas o importante é que estou em uma posição segura e está dando para sustentar minha família. Crescer profissionalmente não é tão importante assim.”

Vou ser bem objetivo – Normalmente a pessoa quando não dá importância ao seu crescimento profissional, ou ela não acredita nela mesma ou atua em alguma coisa que não gosta e não tem coragem para mudar a situação. Esquecem que em todas as áreas da vida, o objetivo é a excelência. Para isto é que existem treinamentos, mentoria, livros, pessoas mais experientes e principalmente: observar e aprender. A Internet facilita muito o aprendizado contínuo.

Papel de vítima 3: Vive se queixando

Quem me conhece pessoalmente sabe que me relaciono muito bem com todos, gosto de gente e de estar no meio das pessoas, porém me afasto daqueles que vivem se queixando. Pessoas que se queixam muito contaminam o ambiente. Eu me protejo delas.

Costumamos dizer que “aquilo que focamos, se expande” e aquele que se queixa, nada mais faz, que dar valor a algo que o incomoda, em outras palavras, só faz o mal aumentar em um ciclo contínuo. É uma forma de dar destaque ao que está errado.

Pessoas que reclamam são imãs de coisas ruins. Fico longe.

Nunca vi pessoas que vivem se queixando terem sucesso na vida, principalmente na profissional.

Em um programa de coaching surgem as mais diversas situações e a atenção plena no coachee, na sua forma de falar e principalmente nas estruturas que usa para construir seus pensamentos são fundamentais para atingir os objetivos e esta experiência somente é obtida com um sólido programa de desenvolvimento do Coach acompanhado de um projeto de desenvolvimento através da leitura e mentoria. A mentoria é algo fundamental para o Coach, pois o compartilhamento do conhecimento entre os mais experientes e os que querem se aprimorar só faz com que ambos evoluam.

Logo acima eu disse que as pessoas são responsáveis pelo seu próprio êxito, porém as que não acreditam, GERALMENTE se fazem de vítimas, não é muito comum um outro comportamento, mas se você tem outro entendimento, estou ansioso pelas suas considerações.

Vamos trocar nossas experiências.

 

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply