11 mar

AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

O autoconhecimento é fundamental em nossa vida pessoal e profissional. Ele é o meio para conhecer o universo e os deuses, segundo o aforismo de Sócrates.

Uma pessoa com autoconhecimento tem a ferramenta ideal para desenvolver o amor próprio e a autoestima. Este desenvolvimento fica dificultado, pois estamos acostumados a não olhar para o ambiente interno, mas sim para o externo. Sempre buscamos cuidar de nossa silhueta, do corte de cabelo, do tipo de roupa que usamos, enfim, da nossa imagem. Quase sempre nos esquecemos que o caminho deve ser inverso, de dentro para fora.

Uma pessoa de bem com ela mesma demonstra, não pela roupa ou o carro que está dirigindo, mas, pelo brilho em seu olhar, o sorriso em seu rosto e a paz em seu espírito. Conhecer-se, ter autocompaixão, amar-se e ter coragem para ser imperfeita é condição básica para autoestima. O segredo é identificar os fatores que estão impedindo que esta maravilha aconteça o que só acontece com desenvolvimento do autoconhecimento.

Podemos perceber que o autoconhecimento está baixo quando apresentamos: insegurança, perfeccionismo, incerteza do que se é, sentimento vago de incapacidade, de não conseguir realizar nada, não se permitindo errar e com muita necessidade de agradar, ser aprovada, reconhecida pelo que faz e nem sempre pelo que é. Todas estas características interferem, sobremaneira, na felicidade pessoal e desenvolvimento profissional.

Se você se sente assim, não se aflija. Já vivi este problema e sei o quanto é difícil e desconfortável você perder o sono por estes motivos.

Quando passei por isso, resolvi ler artigos e livros que pudessem dar uma pista de como sair desta situação. Durante um certo tempo parecia que estava no caminho certo, mas a seguir estava em situação pior que a anterior. Foi quando cheguei a conclusão que não estava obtendo sucesso por falta de um foco bem definido na minha busca.

Um dia conversando com um grande amigo, soube que isto era muito mais comum do que imaginava e que a razão era a falta de conhecimento que temos em nós mesmos. Disse também que temos dificuldade em liderar a nós mesmos, consequentemente uma imensa dificuldade em liderar os outros.

Nossa conversa foi tão proveitosa e útil que hoje quero auxiliar você, que passa por estes problemas, a sair desta incomoda situação.

5 dicas para melhorar o seu autoconhecimento:

  1. Monitore suas emoções

Durante uma semana faça uma ficha de registro onde você anote as suas emoções. Anote a cada duas horas aproximadamente, qual a sua emoção naquele momento. Não se preocupe com as causas por estar sentindo a emoção, apenas identifique a emoção e considere as consequências que ela produz sobre seu físico. (Palpitação, frio, calor, suores, etc.)

A finalidade desta prática é fazer com que você adquira o hábito de prestar atenção em suas próprias emoções e suas consequências sobre você. Depois de um certo tempo você naturalmente incorpora esta prática e passará a conhecer-se melhor.

  1. Tenha alguém para conversar sobre o assunto

A escolha de um amigo que esteja próximo a você e que possa alerta-lo sobre seu comportamento e com quem você possa conversar com confiança sobre o assunto, ajudará em muito o seu autoconhecimento. Na ausência desta pessoa, busque um Coach. Conversas deste tipo podem acontecer via Internet.

  1. Analise seus pontos fortes e fracos

Com muita isenção, analise seus pontos fortes e fracos. Assuma seus pontos fracos e invista em sua melhoria, tente melhora-los pessoalmente, mas se tiver dificuldade busque auxílio de um Coach para orienta-lo.

Procure se beneficiar de seus pontos fortes, faça deles sua característica profissional.

  1. Analise o que limita o seu desenvolvimento

Ao longo de nossas vidas incorporamos certos conceitos ou crenças que nos limitam e que travam nosso desenvolvimento. São crenças que estão em nossos inconscientes e que nos bloqueiam. Um exemplo de uma crença limitante é quando acreditamos que não temos capacidade para realizar determinada tarefa, antes mesmo de tentar. Esta crença pode ter sido colocada inadvertidamente em nosso inconsciente por pessoas próximas quando no passado nos “carimbaram” com uma característica: você é incompetente, você é feia, você nunca será feliz, você nunca terá sucesso, etc.

  1. Crie sua marca pessoal

Como profissional você se assemelha a um produto em uma gôndola de supermercado.

Está em exposição para ser adquirido ao lado de tantos outros semelhantes, que têm a mesma função, porém com algumas características diferentes. Quais seriam as suas características que encantariam seus clientes (ou compradores)? O que você tem incorporado em você que faz com que as pessoas queiram o seu serviço e não o de outro profissional?

Através do autoconhecimento, analise a si próprio, desenvolva uma marca pessoal, como se você fosse um produto que estivesse a disposição do mercado.

Tenho certeza que se você começar a desenvolver o seu autoconhecimento com estas 5 dicas, terá sucesso na sua vida profissional, que obterá uma melhor produtividade e uma capacidade especial em conduzir pessoas o que encurtará o caminho para seu sucesso.

Você já estabeleceu o seu próximo passo para aprimorar o seu autoconhecimento?

 

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply