Tenho encontrado muitos profissionais que se deparam com diversos obstáculos em suas carreiras profissionais.
São inúmeros os problemas que enfrentam e como consequência não têm uma boa empregabilidade, são raras as promoções em seus currículos e o que é pior: não se sentem felizes em suas empresas
Um simples questionário permite observar os que se enquadram nesta categoria:
- Você é gestor de uma equipe. Está sempre acessível ou só fica sabendo das coisas depois que a situação está insustentável, sobrando para você resolver tudo?
- Você está aberto às mudanças ou prefere que as coisas aconteçam de forma rotineira?
- A sua equipe tem alto turn over?
- Os problemas em sua equipe são prontamente resolvidos ou prefere que se solucionem com o tempo?
- Seus colaboradores trabalham por necessidade ou por prazer?
- Na equipe que você gerencia, todos têm liberdade ou têm receio de cometerem algum erro?
Se você respondeu “SIM” a uma ou mais destas perguntas, sugiro que você invista um tempo no aprimoramento de sua Inteligência Emocional ou em áreas relacionadas.
Você é contratado por uma empresa pelo seu conhecimento técnico e sua Inteligência Lógica (QI), porém o bom desempenho das funções e o desenvolvimento de sua carreira, só será possível se tiver uma boa Inteligência Emocional. A boa notícia é que a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida em qualquer idade.
Uma sugestão para desenvolver a Inteligência Emocional é aprimorar as competências nestas áreas:
- Reconhecer as suas próprias emoções e entende-las. Isto fará você desenvolver a sua autoconsciência que é a base de todo processo que envolve a aplicação da Inteligência Emocional no trabalho.
- Melhorar a capacidade de lidar com suas emoções para se recuperar rapidamente de transtornos ou dissabores. Esta ação aumenta a resiliência.
- Aprender a auto motivar-se, organizando suas emoções com autocontrole e autodisciplina.
- Desenvolver a empatia. Procure se colocar no lugar do outro percebendo e entendendo as suas emoções.
- Gerenciar seus relacionamentos. Tenha uma reação adequada aos sentimentos dos outros. Procure entender as pessoas para ter um melhor relacionamento. Isto aprimorará sua capacidade de liderança.
Nunca se esqueça de que a cada momento você está sendo avaliado pela sua empatia, pela capacidade de motivar os outros e a si próprio, pela habilidade em cuidar de pessoas, enfim – pela sua Inteligência Emocional.
Desenvolver a Inteligência Emocional causará um impacto positivo em todas as áreas de sua vida trazendo a você uma vida pessoal e profissional repleta de bons momentos e de sucesso.