01 out

Coaching de Casais – Um caso de expatriação

Coaching de Casais e Terapia de Casais são atividades muito diferentes, mas que, com relativa frequência ,provocam um falso entendimento.

Para uma melhor avaliação quero relatar um caso real de um dos meus atendimentos de Coaching de Casais. Por questões de privacidade, farei algumas alterações para que os personagens não sejam identificados.

O marido é um gerente técnico de uma empresa internacional do ramo de embalagens. A esposa engenheira na área de TI em uma empresa de médio porte. Um casal com idade ao redor de 34 anos e com dois filhos em início de idade escolar.

O marido começou a notar que aparentemente o interesse da matriz diminuía em relação ao site brasileiro. Reduziram-se os investimentos e a sensação de haver algo no ar era perceptível a ele. Apesar da leitura que ele fazia, ainda não havia notado nada de anormal em relação ao seu trabalho ou mesmo em relação a ele próprio. Por outro lado, parecia que o pessoal da matriz estava se aproximando visivelmente de alguns colaboradores. Um comportamento bastante diferente que tinham com a unidade como um todo.

Temendo o encerramento das operações no Brasil procurou-me para um alinhamento com as expectativas de mercado e preparação para um novo processo seletivo. Previa um processo difícil de recolocação haja vista haver começado, há alguns anos, sua vida profissional naquela empresa como trainee. Era sua primeira e única colocação.

No primeiro terço do programa de coaching chegou a conclusão que paralelamente a preparação para uma recolocação, gostaria de tentar a sua expatriação. Buscaria a matriz ou mesmo, uma unidade em um País europeu.

Analisamos em conjunto a situação e levantamos alguns fatores que mereciam uma maior atenção.

Fatores levantados

  • Vida profissional da esposa
  • Vida escolar dos filhos
  • Preparação do casal para a expatriação
  • Aspectos financeiros (financiamentos de casa, automóvel, etc.)
  • Vantagens e desvantagens de uma expatriação
  • Impacto na vida dos pais e sogros (ambos tinham apenas um irmão)
  • Risco de não adaptação do casal no exterior
  • Plano junto a empresa, buscando expatriação

Após levantarmos os principais fatores que mereciam atenção, resolvemos alterar a programação que havíamos traçado. Solicitei a ele, que tivesse uma conversa franca com a esposa e que enumerasse outros fatores que não havíamos contemplado.

Mudanças no processo de Coaching

Após a conversa com a esposa concluímos que:

  • Continuaríamos o programa de coaching já iniciado. Paralelamente a readequação profissional, passaríamos a observar o mercado, melhorando a sua visibilidade profissional (branding). Nas sessões individuais elaboraríamos também um roadmap que facilitasse a sua expatriação.
  • Iniciaríamos, em semanas alternadas, um programa de Coaching de Casais. Ambos participariam do processo e seriam abordados os fatores de atenção relacionados. Caso surgissem outros no decorrer do processo, seriam, também, analisados.

O processo de Coaching de Casais foi um pouco mais longo, pois surgiram algumas situações que não haviam sido observadas. Um exemplo: a necessidade da esposa aprimorar o inglês, pois concluímos que este era um motivo de insegurança para ela.

Após termos contemplado todos os possíveis fatores de impacto, demos como concluído o nosso trabalho, restando, portanto, aguardar os acontecimentos.

Ambos os processos transcorreram sem grandes dificuldades. Os objetivos foram alcançados e o casal passou a percorrer as etapas do “projeto expatriação” sozinhos.

Realmente, logo depois, a empresa iniciou um processo de encerramento de atividades.

Hoje o casal mora no exterior, pois a expatriação se concretizou. Os filhos frequentam a escola e a esposa conseguiu uma atividade profissional. Encontrou uma oportunidade em uma empresa, para atuar em uma atividade semelhante a que exercia no Brasil.

Veja que em momento algum abordamos o relacionamento entre eles ou solução de possíveis problemas conjugais. Estes aspectos e outros que porventura existissem seriam, certamente, da competência de um terapeuta conjugal. Se este fosse o caso, indicaríamos alguns de nossos parceiros.

Assim como em inúmeras outras situações, o Coaching também pode auxiliar um casal a alcançar suas metas e objetivos.

Neste tipo de Coaching é necessária, além da experiência do Coach neste tipo de atividade, algumas competências que falaremos oportunamente.

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply