24 set

Coaching de Casais

Coaching de Casais

Antes de tudo é preciso deixar claro que Coaching de Casais e Terapia de Casais são atividades com abordagens e finalidades completamente diferentes.

Terapia de Casais

A terapia de casal ou terapia conjugal é uma terapia em que ambos os parceiros participam. O cenário é a interação e as dificuldades específicas que eles estão vivendo. A terapia pode auxiliar o casal a realinhar o relacionamento, seja no casamento, no namoro ou no noivado.

Busca-se descobrir os pontos que minam a relação e analisar os que o relacionamento não está bem. O trabalho consiste em buscar alternativas para sua melhora. Em resumo, auxilia o casal a entender melhor suas dificuldades e trabalhar nelas.

O (a) profissional auxilia os parceiros a identificar os pontos de conflito na relação e em como promover as possíveis mudanças. Estas mudanças podem ter foco em ambos ou individualmente.

Coaching de Casais

No Coaching de Casais ou Coaching de Relacionamentos parte-se do princípio que tudo pode melhorar.

Neste tipo de Coaching, onde juntos, os parceiros recebem o auxílio de alguém especializado em pessoas, que sabe tratar questões que envolvem os diversos tipos de relacionamentos. Por ter uma visão externa o (a) profissional auxilia principalmente como lidar com situações que desgastam a relação. No Coaching de Casais ou de relacionamentos, busca-se também auxiliar na solução de problemas pontuais. Uma outra atividade desta metodologia é a de auxiliar a alcançar objetivos. Para isto conduz um processo cujo resultado é um mapa que dará o direcionamento para que ambos concretizem os sonhos comuns.

O profissional que atua com Coaching de casais não trabalha com a questão do casamento em si.Seu ponto focal são os seres humanos completos. Neste trabalho são levadas em conta tanto a vida pessoal quanto profissional de ambos.

Uma das técnicas utilizadas é o autoconhecimento e o conhecimento do outro. Somente se ambos se conhecerem profundamente, poderão viver uma vida conjunta de bem com a vida. O autoconhecimento permite que cada um viva bem consigo mesmo.

Pessoalmente, como profissional desta área, já auxiliei casais a decidirem sobre um processo de mudança de emprego, de área de atuação profissional e até na análise de mudança de cidade e de País.

O que aborda este tipo de Coaching

O Coaching de Casais trata dos vários temas que costumam povoar nossa vida. Estas situações são como adereços que são fixados inconscientemente nas nossas mentes. Estes adereços ou crenças, sabotam o relacionamento e o bom viver das pessoas, consequentemente interferem em suas relações.

Em um relacionamento saudável existem alguns fatores muito importantes e relacionados ao comportamento do indivíduo. Dentre estes fatores, podemos citar a confiança, o respeito, a ética, carinho, bom humor e etc. Muitos destes fatores são colocados em um segundo plano fazendo com que a relação entre numa faixa de mesmice e/ou desconforto.

Ambos chegam ao relacionamento com sua própria história de vida. A vida comum exige que ambos façam adaptações e ajustes para que haja interação e cumplicidade. Em algumas situações isto é difícil, pois trazemos dentro de nós toda uma herança genética e de comportamentos espelhados no que vivemos e presenciamos ao longo de nossa vida. Estas situações, se não sofrerem ajustes, minarão os relacionamentos tornando a convivência difícil. Cabe ao profissional que auxilia neste processo estimular a identificação e reorganizando estes comportamentos.

Neste processo,  trabalha-se o reconhecimento e solução de conflitos e a análise e entendimento da situação. Trabalha-se também como conviver com perdas  e dificuldades . Discutem-se os valores individuais e conjuntos, metas , objetivos do par e gestão de mudanças.

Normalmente as sessões de Coaching de Casais acontecem na forma presencial, mas um Coach experiente pode conduzir o processo via WEB desde que adotadas algumas premissas.

As sessões são a principio semanais e depois quinzenais. Algumas sessões ambos participam e em outras, não. Estas são as estruturas mais comuns adotadas, porém em alguns casos e em determinadas situações todo o processo é bem diferente.

Concluindo

Em várias situações que se apresentam em nosso dia a dia, necessitamos de um auxílio externo.

Algumas situações são mais complexas, envolve emoções ou situações que é fundamental que o auxilio venha de uma pessoa treinada e experiente neste tipo atividade.

Cabe aqui ressaltar que nem todo Coach está capacitado a agir nestas situações, pois não só o conhecimento técnico e a prática são necessários. Nestas situações a experiencia de vida do profissional também é significativa e poderá também auxiliar em todo o processo.

O custo x benefício deste profissional compensa em todos os sentidos. Uma vida mais alinhada com nosso desejo de felicidade é o grande trunfo para uma existência melhor e mais produtiva.

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply