Cleyson Dellcorso

Coloque o estoicismo em seu currículo

Estoicismo? Uma escola filosófica anterior a era cristã em meu currículo?

Estoicismo? Uma escola filosófica anterior a era cristã em meu currículo? Pode isso?  A minha resposta é sim, com bastante segurança. O estoicismo pode agregar, em muito, em nossa vida pessoal e profissional.

Uma das coisas que o estoicismo nos ensina é que devemos olhar as dificuldades como oportunidades a serem superadas. Um outro ponto importante que aprendemos nesta escola filosófica é que é fundamental que entendamos que existem coisas externas que estão sob nosso controle, enquanto outras, não.

Podemos controlar as nossas próprias escolhas, porém não podemos controlar o que não está em nossa alçada, em nosso domínio.

Não controlamos se o trânsito está pesado e certamente nos atrasaremos para uma reunião importante, porém podemos escolher qual o melhor horário para sairmos de casa.

Para os Estoicos tudo é questão de oportunidade, ou seja, desde a verba limitada, reclamação de clientes, prazos apertados etc.  para o estoicismo é tudo uma oportunidade de crescimento, reflexão, aprimoramento e inovação.

O medo é transformado em prudência e a dor em informação. A vitimização frente as adversidades são colocadas de lado e são buscadas alternativas para solucionar os problemas.

O importante é que tenhamos tranquilidade e estejamos embasados nos quatro pilares ou virtudes essenciais do estoicismo. O estoicismo defende a ideia de que quatro virtudes são essenciais a uma vida virtuosa e consequentemente ao bom profissional: coragem, moderação, justiça e sabedoria.

Antes de tudo, faça uma análise comparando as suas necessidades pessoais e profissionais frente a estes quatro pilares. Como você se comporta frente a cada um deles e o quanto eles são válidos em sua vida profissional.

Após esta análise, todos vamos descobrir que temos deficiências neles. Minha sugestão é estabelecer um planejamento e incorporar cada um deles ao nosso dia a adia. Tenho certeza de que isto dará resultado, pois mesmo sendo uma escola filosófica que teve início antes de Cristo, muitos executivos a têm colocado em prática ultimamente o que explica o sucesso pessoal e profissional que têm alcançado.

Você também poderá melhorar sua carreira e currículo com estas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.