Cleyson Dellcorso

Consciência Social – Competência essencial para os Gerentes

A sua consciência social é suficiente para fazer a gestão, com suavidade, no dia a dia de sua equipe?

A sua consciência social é suficiente para fazer a gestão, com suavidade, no dia a dia de sua equipe?
Todo gerente de uma equipe nunca deve se distanciar de que sua função é fazer o trabalho através de outras pessoas. Portanto, se ele não consegue entender e se relacionar com os outros, será muito difícil fazer um trabalho através deles.

De uma forma bem simples, podemos dizer que a consciência social é a capacidade de ler com precisão situações e pessoas, além de entender e ter empatia com as emoções destas pessoas.
É impossível ir muito longe em uma função gerencial sem um nível acima da média de consciência social.
Hoje, todas as atividades são muito dinâmicas, muitos gestores atuam com equipes que se modificam quase que totalmente ao menos uma vez ao ano, como acontece com os Gerentes de Projetos, não sobrando tempo, portanto, para a construção de relacionamentos. O mesmo acontece com um vendedor, um palestrante ou um facilitador de treinamentos – os relacionamentos devem ser estabelecidos em minutos.

A capacidade de ler e entender os outros de modo rápido e preciso é fundamental para o sucesso nas diversas atividades.

veja aqui como administrar situações difíceis, não só no trabalho, mas na família também

Como o mercado é muito dinâmico e as regras do jogo podem mudar com alguma frequência, o gerente certamente deverá ter a flexibilidade suficiente para conduzir a equipe nestas situações, consequentemente ser perito em ler e entender situações e pessoas é um começo para se chegar ao sucesso.

Se a consciência social é tão importante para um gerente, como ele poderá usá-las?

– Entender a comunicação verbal e não verbal de cada membro de sua equipe.
– Entender as motivações individuais de cada colaborador e alinhá-las com as necessidades da empresa.
– Melhorar a compreensão de seus colaboradores, da política do departamento e da organização, além de conhecer melhor cada membro da equipe.
– Dar feedback construtivos à equipe e individualmente
– Saber lidar com conflitos, comportamentos negativos e hostilidades dentro da equipe.

Aqui você poderá ver o Novo gestor no pós pandemia

Investir no desenvolvimento da consciência social deverá ser um dos principais objetivos do gestor moderno, pois ele é nosso radar pessoal que nos proporciona uma rica fonte de informações sobre o nosso ambiente profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.