As estimativas são de que a maioria das pessoas trabalha com apenas 5 a 10 por cento de suas habilidades totais e que suas mentes estão divagando e distraídas de 40 a 90% do tempo, causando estresse. As distrações no trabalho causam impacto no resultado das organizações e, pelo montante financeiro e desgaste físico que isto causa, é necessário que tanto empresas quanto profissionais atentem para este fato e que, programas de treinamentos com a finalidade de desenvolver atenção plena sejam incorporados aos já existentes.
Você pode imaginar o que uma melhoria de 5 a 10% na qualidade do domínio da atenção e da presença consciente pode significar para você e sua organização?
Vários estudos monitorados pelo Dr Jon Kabat-Zinn têm mostrado que grande parte do estresse dos profissionais e até severas situações de burnout são também causadas pela falta de foco e pela constante divagação da mente no trabalho. O Dr Jon Kabat-Zinn é professor de Medicina e diretor fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts, portanto um pesquisador que têm bastante experiencia e rigor em suas pesquisas.
Deve ser notado também que profissionais com mais de 50 anos tem uma tendencia maior para perder o foco, divagar e principalmente ter situações de estresse mais facilmente.
A boa notícia é que o treinamento para viver no momento presente, com atenção plena e consequentemente com aumento progressivo no foco, pode ser desenvolvido com exercícios de pouco mais de trinta minutos, praticados diariamente durante sessenta dias.
Atenção Plena – Mindfulness descreve um estado de estar presente no momento e abandonar a tendência de julgar. Ele permite que a pessoa faça uma pausa em meio ao fluxo constante de estímulos e decida conscientemente como agir, em vez de reagir reflexivamente com padrões de comportamento arraigados.
A atenção plena, portanto, é perfeitamente adequada para contrabalançar os desafios da era digital de sobrecarga de informações e distração constante.
Do aumento da produtividade à experiência aprimorada dos funcionários, existem fortes argumentos para a introdução da atenção plena no local de trabalho
São muitos os benefícios da atenção plena. Nesse estado, é possível tomar decisões de forma mais rápida e intuitiva, apresentar soluções criativas com mais facilidade e desenvolver maior resiliência para enfrentar as dificuldades. Esta prática também promove maiores níveis de autocompaixão que podem ser estendidos a colegas e clientes, por exemplo.
Creio que você concorda comigo que é melhor dedicar 30 minutos diários de prática do que viver em esgotamento e com estresse, preservando a sua saúde mental e bem-estar.
Você pretende iniciar a prática de Mindfulness – Atenção Plena? Quando?