Cleyson Dellcorso

Etarismo: 3 Dicas infalíveis para evitar em equipes multigeracionais

Várias vezes já ouvi que etarismo sempre existirá e que temos que conviver como ele. Ouvi também que pessoas de gerações diferentes são como água e óleo: não se misturam. Felizmente já ouvi também que, sim, é possível diversas gerações conviverem, trabalharem com eficiência em uma mesma equipe e com essas pessoas aprendi algumas dicas que compartilho a seguir.

Atenção aos treinamentos

Uma das principais diferenças entre as diversas gerações está relacionada com a tecnologia. Muitas tecnologias que temos atualmente não existiam quando alguns dos membros da equipe entraram no mercado de trabalho. Além do receio do novo, do “diferente” existe a insegurança que isso pode causar.

Pessoalmente, vivi em uma época em que a comunicação mais formal era feita por cartas e que poderia demorar semanas até que chegasse ao destino, mas vivo hoje utilizando meios de comunicação instantânea com praticamente todo o planeta. O que é algo natural para meu neto, para mim foi necessário adaptação e aprendizagem.

Não podemos, portanto, deixar em segundo plano ações de treinamento e desenvolvimento, tendo como pano de fundo o estímulo ao autodesenvolvimento.

Atenção a uma comunicação eficiente

Se a tecnologia mudou nas últimas décadas, a comunicação também foi dinâmica nesse período.

Nas comunicações internas temos que ter a objetividade que os mais jovens estão acostumados, não esquecendo que para os mais velhos pode parecer agressividade, por isso o melhor caminho, é o do meio.

Minha sugestão é que também utilizemos diversos métodos de comunicação como: teleconferências, reuniões presenciais, mensagens em grupo, e-mails e outros, sempre observando as que apresentem melhor aderência do grupo.

Uma dica que cabe aqui é que haja reuniões especificamente para alinhamento da equipe, com abertura para expor questionamentos e com mente aberta para sugestões de todas as faixas etárias.

Todas as faixas etárias têm seus pontos fortes e pontos fracos

A experiência e a responsabilidade dos mais velhos devem ser, de fato, valorizadas e a curiosidade e dinamismo dos mais jovens devem também serem colocadas em evidência.

Muito importante que nas reuniões de alinhamento estes comportamentos sejam evidenciados a ações sejam tomadas. Talvez, uma ação eficaz seria que todos fossem sensibilizados a trabalharem como mentores um dos outros.

Na verdade, cada profissional tem que perceber que a faixa etária não é tão importante, mas sim o quanto cada um pode colaborar para o bem de todos, talvez só assim cada equipe se transforme em um time e a organização como um todo se beneficia com as ações tomadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.