Cleyson Dellcorso

A busca da felicidade. Os Filósofos mostram o caminho

Examine sua vida, seja feliz, sempre haverá um Filósofo para auxiliar você, aprenda com eles.

Quantas vezes você já se perguntou? O que é felicidade? O que devo fazer para ser feliz?

Sei que todos fazem estas perguntas, pois a felicidade é algo que todo ser humano almeja, mas sei também que cada um de nós encontrará uma resposta diferente para cada uma delas.

O que descobrimos em primeiro lugar é que felicidade não está na posse de riquezas e bens materiais, pois se assim fosse não encontraríamos tantas pessoas abastadas infelizes e vivendo uma vida sem sentido, enquanto ao longo de minha vida venho encontrando pessoas com poucos recursos financeiros, mas que esbanjam felicidade.

O assunto “Felicidade” vem causando questionamentos ao longo dos séculos. Todos a buscam e, não seria diferente com os Filósofos que transformaram o assunto em tema para suas reflexões.

Muitos buscam a felicidade como se fosse um ponto fixo, algo que esteja em um local específico, porém quando chegam naquele ponto, parece que o sentimento desvanece e se apresenta em um novo ponto mais distante, o que levou Buda Gautama afirma 400 aC que:

“Não há caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho. ”

Muitas vezes parece que a felicidade seja algo que não foi feito para nós de tão inacessível que nos parece, mas normalmente isto acontece por buscarmos algo que apenas alimenta o nosso ego e nosso espírito de poder. Nesta linha, Sócrates, que viveu por volta de 400 aC, nos diz:

“O segredo da felicidade, não está em buscar mais, mas em desenvolver a capacidade de desfrutar menos. ”

É comum carregarmos ao longo de nossas vidas um peso desnecessário, uma bagagem inútil e que drena quase toda nossa energia, não permitindo que olhemos para as coisas como realmente são, nos afastando assim de nossa tão sonhada felicidade.

O velho costume de querer uma carreira de sucesso a qualquer custo, uma luta insana por mais poder e notoriedade, também é um sabotador de nossa felicidade.

Beleza e alegria podem ser encontradas nas pequenas coisas da vida e, nunca se afaste deste pensamento de Platão, de 360 aC:

“O homem que faz tudo o que leva à felicidade depende de si mesmo, e não de outros homens, pois adotou o melhor plano para uma vida feliz.”

A sua felicidade é exclusivamente SUA, cada um tem um plano diferente para ela. Não delegue para ninguém a responsabilidade para fazer você feliz, mas não esqueça que momentos ruins virão para todos e como passar por estes vales depende do nosso nível interior de felicidade, isto é, de como encaramos a vida e seus obstáculos, nunca dependendo de outrem para que ela se concretize;

Aristóteles, já dizia em 350 aC que “A felicidade depende de nós mesmos.”

Em meu trabalho costumo atender várias pessoas que vivem ou no passado ou no futuro e a todas elas costumo repetir a frase de Sêneca de 65 dC:

“A verdadeira felicidade é desfrutar o presente, sem ansiosa dependência do futuro, não para nos divertirmos com esperanças ou medos, mas para ficarmos satisfeitos com o que temos, o que é suficiente, pois aquele que é assim não deseja nada.”

Frase esta que costumo emendar com a de outro Filósofo do século XIX – Soren Kierkegaard –

A vida não é um problema a ser resolvido, mas uma realidade a ser vivida”

É comum que as pessoas que não encontram a felicidade vejam a vida como uma grande competição, disputando muitas vezes consigo mesmas e com os outros por algo que nem mesmo sabem do que se trata.

A pessoa que está vivendo em um processo em que observa os pequenos momentos de felicidade e os guarda com carinho em sua mente, isto é, que saboreia cada momento feliz de sua vida (e os valoriza) tem uma sensação de empoderamento e como disse Friedrich Nietzsche na segunda metade do século XIX

“Felicidade é a sensação de que o poder aumenta – que a resistência está sendo superada.”

O objetivo é realmente este, o de se superar e derrubar as resistências que normalmente colocamos adiante de nós, dificultando fazer com que nossa vida tenha valor, afinal “Você nasceu para ser feliz” como disse o primeiro Filósofo citado neste artigo.

Examine sua vida, seja feliz, sempre haverá um Filósofo para auxiliar você, aprenda com eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.