07 jan

FOCO – Reflexão da Semana

FOCO é a capacidade de mirar apenas um alvo em um universo atordoante por estímulos.

Perder o FOCO naquilo que estamos fazendo é algo muito comum, mas não podemos ignorar que quanto mais o FOCO é perdido, pior nos saímos em nossas atividades

Um dos grandes raptores de nosso FOCO são os estímulos emocionais, que podem ser: alguma situação ainda não resolvida, um relacionamento tumultuado ou mesmo a insatisfação e incertezas em nossas atividades profissionais. Isto quer dizer que, quem tem melhor FOCO é relativamente imune a turbulências emocionais, tem mais capacidade de manter o controle durante crises e de se manter no prumo, mesmo diante das agitações da vida, consequentemente apresenta maior produtividade.

Tentar focar em alguma coisa e ignorar o resto é uma espécie de conflito para o cérebro e precisamos aprender a lidar com esta situação. Pessoas sem foco estão continuamente em ação, com os olhos passeando pelo ambiente sem se fixar em nada. Aparentemente estamos diante de um paradoxo: nossa mente perde o foco buscando um conforto momentâneo, mas simultaneamente isto causa uma infelicidade, mesmo que inconsciente.

O fato de perder o FOCO naquilo que fazemos além de diminuir a produtividade nos cansa mentalmente fazendo com que ao final do dia parece que realizamos muito mais tarefas do que realmente fizemos, sem contar a sensação de insatisfação pessoal. Por mais que nos esforcemos temos a sensação que andamos em círculos.

Manter o FOCO é uma questão de treino. Existem muitos exercícios com esta finalidade.

Pessoalmente prefiro os exercícios baseados em meditação, pois com apenas algumas práticas os resultados começam a surgir. Estes exercícios são baseados na atenção da própria respiração.

Se mantermos nossa atenção no ato de respirar e trazendo a atenção novamente a ela quando nossa mente divagar, estaremos treinando nosso FOCO.

Logo abaixo, deixo um rápido exercício para que inicie sua prática.

Aprimore sua capacidade de manter o FOCO e verá que sua produtividade aumentará significativamente e seu estresse diminuirá muito.

Sugiro que faça a meditação proposta todos os dias desta semana e reflita DIARIAMENTE o motivos que fazem você perder o FOCO.

Qualquer dúvida, entre em contato

Sucesso

Indicação de livros

 

Meditação Rápida

 

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply