07 jan

FOCO – Reflexão da Semana

FOCO é a capacidade de mirar apenas um alvo em um universo atordoante por estímulos.

Perder o FOCO naquilo que estamos fazendo é algo muito comum, mas não podemos ignorar que quanto mais o FOCO é perdido, pior nos saímos em nossas atividades

Um dos grandes raptores de nosso FOCO são os estímulos emocionais, que podem ser: alguma situação ainda não resolvida, um relacionamento tumultuado ou mesmo a insatisfação e incertezas em nossas atividades profissionais. Isto quer dizer que, quem tem melhor FOCO é relativamente imune a turbulências emocionais, tem mais capacidade de manter o controle durante crises e de se manter no prumo, mesmo diante das agitações da vida, consequentemente apresenta maior produtividade.

Tentar focar em alguma coisa e ignorar o resto é uma espécie de conflito para o cérebro e precisamos aprender a lidar com esta situação. Pessoas sem foco estão continuamente em ação, com os olhos passeando pelo ambiente sem se fixar em nada. Aparentemente estamos diante de um paradoxo: nossa mente perde o foco buscando um conforto momentâneo, mas simultaneamente isto causa uma infelicidade, mesmo que inconsciente.

O fato de perder o FOCO naquilo que fazemos além de diminuir a produtividade nos cansa mentalmente fazendo com que ao final do dia parece que realizamos muito mais tarefas do que realmente fizemos, sem contar a sensação de insatisfação pessoal. Por mais que nos esforcemos temos a sensação que andamos em círculos.

Manter o FOCO é uma questão de treino. Existem muitos exercícios com esta finalidade.

Pessoalmente prefiro os exercícios baseados em meditação, pois com apenas algumas práticas os resultados começam a surgir. Estes exercícios são baseados na atenção da própria respiração.

Se mantermos nossa atenção no ato de respirar e trazendo a atenção novamente a ela quando nossa mente divagar, estaremos treinando nosso FOCO.

Logo abaixo, deixo um rápido exercício para que inicie sua prática.

Aprimore sua capacidade de manter o FOCO e verá que sua produtividade aumentará significativamente e seu estresse diminuirá muito.

Sugiro que faça a meditação proposta todos os dias desta semana e reflita DIARIAMENTE o motivos que fazem você perder o FOCO.

Qualquer dúvida, entre em contato

Sucesso

Indicação de livros

 

Meditação Rápida

 

Did you enjoy this article?
Signup today and receive free updates straight in your inbox. We will never share or sell your email address.
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply