Cleyson Dellcorso

Inteligência Emocional no Trabalho – 7 aspectos importantes

Profissionais com excelente inteligência emocional são os que chegam ao sucesso com mais facilidade e consistência. Você não terá uma boa liderança se não desenvolver a sua Inteligência Emocional.

Na sua opinião, quem é mais provável que alcance o sucesso – um profissional estressado e impulsivo ou aquele que é calmo, firme na forma de avaliar a situação, que tem resiliência e sabe gerenciar imprevistos?

Talvez você pergunte, qual a influência desta inteligência nas minhas atividades profissionais? Ou, o que é Inteligência Emocional?

A Inteligência Emocional é a capacidade de compreender e gerenciar as suas próprias emoções bem como a das pessoas ao seu redor. O que é muito importante, pois se gerir suas próprias emoções você sabe o que realmente está sentindo, entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho ou dos outros, além de facilitar a percepção do comportamento de cada pessoa de sua equipe ou com as quais você se relaciona.

A seguir vou apresentar 7 dicas para você desenvolver a sua Inteligência Emocional:

1 Tenha consciência de suas emoções
Faça um esforço consciente de prestar atenção nas suas emoções e nos comportamentos que elas acarretam; Analise como estes comportamentos afetam a você e os que estão ao seu redor.

2 Fique no controle
É sua responsabilidade ficar atento a suas emoções, pois somente assim você poderá ter um controle sobre suas respostas e decisões, além de poder manter um estado de espirito otimista e sereno.

3 Tenha confiança em você mesmo e em sua equipe
Se você tem controle sobre suas emoções, você certamente saberá transferir este comportamento para sua equipe, deixando-a mais solta e criativa, dando oportunidade para que se saiam bem em situações de crise e que sempre tenham sucesso frente a imprevistos.

4 Tenha empatia
A empatia é fruto de uma alta Inteligência Emocional. Quando você aprender a ver com os olhos dos outros, ouvir com os ouvidos dos outros e sentir a emoções como os outros as sentem, você estará estabelecendo um nível mais alto de comunicação, propiciando um melhor entendimento e uma liderança natural.

5 Seja um bom motivador
Quando você tem domínio sobre suas próprias emoções você saberá o que realmente importa: o conforto de soluções de curto prazo ou a satisfação de alcançar metas de longo prazo. Este entendimento traz em você a automotivação. Se você consegue se automotivar, terá muito mais facilidade em motivar outras pessoas.

6 Crie uma zona de segurança ao seu redor
Se você aprimorar a sua Inteligência Emocional se sentirá confortável e seguro. Por ter maior autocontrole e maior empatia, não terá que medir suas palavras e pesar cada situação, o que certamente incentivará uma comunicação aberta e clara, que é característica das equipes eficientes.

7 Trate todos com respeito
Um sinal aparente de alta Inteligência Emocional em uma pessoa é o quanto ela é respeitosa com os outros. São pessoas que não estão apenas preocupadas com o próprio sucesso, mas que têm o prazer em ajudar a desenvolver cada um dos seus colaboradores, respeitando as suas limitações e valorizando seus pontos fortes. Quando você trata com respeito, você é respeitado. Cada líder tem a equipe que merece.

Pessoas com alta inteligência emocional são geralmente bem sucedidas na maioria das coisas que fazem. Porque elas têm um profundo conhecimento de si mesmas, fazem os outros se sentirem bem consigo mesmos, e passam pela vida com muito mais facilidade e entusiasmo.

O bom da Inteligência Emocional é que ela pode ser desenvolvida a partir de qualquer idade. Um programa de Coaching pode ser estruturado com esta finalidade e com resultados bastante significativos.

A construção de uma inteligência emocional forte, não só terá impacto sobre sua liderança: vai mudar a sua vida e as vidas daqueles ao seu redor.

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