É do conhecimento de muitos que a intuição faz parte dos softskills essenciais aos profissionais em cargos de alta gestão.
A primeira vista, esta pode parecer uma afirmação comum em livros de autoajuda e incomum na literatura organizacional, mas se observarmos o que é esta intuição poderemos entende-la melhor:
“A intuição é o conjunto de informações e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, que afloram a mente espontaneamente ou em situações especiais. Normalmente a intuição é despertada quando é necessário tomar um posicionamento ou decisão, ou ainda fazer uma escolha. ”
O grande problema que os gestores encontram é que não possuem a habilidade para deixar que a intuição aflore, colocando verdadeiras comportas mentais que represam esta característica, em outras palavras, por uma crença limitante ou falta de conhecimento fazem com que a intuição seja bloqueada.
Neste livro que estou lendo: INTUIÇÃO A TERCEIRA MENTE, de Luciano Bivar, (Ed MBooks) o autor mostra como entender e interpretar a intuição que todos nós temos, de uma maneira abrangente, envolvendo grande parte do universo de conhecimento peculiar e subjetivo das pessoas.
Interessante também entender que a intuição está diretamente relacionada ao autoconhecimento, consequentemente com a Inteligência Emocional.
Recomendo este livro àqueles que já atuam na área de gestão e que queiram desenvolver e aplicar os conhecimentos e esclarecimentos que o autor apresenta em uma linguagem simples e muito agradável.
Achei muito oportuno saber que tenho este recurso comigo a minha disposição 24 horas por dia e que certamente será mais um diferencial que poderei agregar à minha vida pessoal e profissional.