Líder Servidor – Comportamentos fundamentais

O Líder Servidor faz de cada um dos seus atos, um momento para influenciar os outros de modo que o bem comum seja alcançado. Os verdadeiros líderes sabem que estão nas empresas para servirem as pessoas e não para serem servidos pelos seus colaboradores.

Os falsos líderes determinam o que deve ser feito e os verdadeiros apenas mostram o caminho.

Gosto muito desta metáfora do que é ser líder dada por Kouzes & Posner, no livro O Desafio da Liderança. (Ed Campus)

Liderança é uma arte. E, na arte de Liderar, o instrumento do artista é seu próprio ser. Dominar a arte de liderar é dominar a si próprio. Em última instância, o processo de desenvolvimento da liderança é um processo de autodesenvolvimento.

Assim como esta outra, de Jim Collins (Empresas Feitas para Vencer) nos mostra o verdadeiro comportamento do Líder servidor:

Os líderes servidores olham pela janela na hora de atribuir créditos e ao mesmo tempo olham no espelho na hora de atribuir responsabilidades.

Nos meus programas de Coaching para desenvolvimento de lideranças tenho notado que um dos grandes obstáculos para os gestores tornaram-se verdadeiros líderes é o medo.

Medo de

  • Assumirem a responsabilidade, por receio do que os outros vão pensar do seu comportamento.
  • De servir os outros e ninguém servir a ele
  • De não ficar no centro das atenções e ser ofuscado pelos outros e não progredir profissionalmente.
  • De parecer fraco por não exibir pompa e poder pela sua função
  • De colocar o seu futuro profissional na dependência do desempenho dos outros

Realmente, para ser um verdadeiro líder é necessário coragem.

Normalmente um líder servo tem os seguintes comportamentos, que o diferencia dos demais:

  • Sente-se comprometido em criar em todas as oportunidades uma experiência boa para os membros da equipe, com atitudes prestadia.
  • Acompanha individualmente e auxilia cada liderado
  • Mantém-se informado de tudo que esta relacionado com a equipe e conhece cada um dos colaboradores muito bem. Mantém a equipe conectada entre si.
  • Tem o costume de se antecipar às necessidades individuais e do grupo. Não espera que questionem, age proativamente.
  • Demonstra sempre a gratidão pela colaboração recebida
  • Tem senso de justiça muito grande e uma ética a toda prova

Todos os grandes líderes que tiveram uma liderança perene e obtiveram resultados para suas organizações muito acima da média, apresentaram um comportamento de líder servidor. Talvez, de muitos não lembremos nem o nome, pois transferiram à equipe todos os méritos, mas sabemos que por onde passaram deixaram um legado e a sua marca inconfundível.