Cleyson Dellcorso

Mentoria Integrativa, um Processo utilizando a Metodologia Ágil

O Mundo Ágil chega aos processos de Mentoria trazendo a sua simplicidade e eficiência

O Mundo Ágil chega aos processos de Mentoria trazendo a sua simplicidade e eficiência.

Na Mentoria, um profissional mais experiente orienta e compartilha as suas experiências, conhecimentos e vivencias no sentido de oferecer orientações e conselhos para o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa ou grupo.

O acompanhamento é feito de forma sistemática e planejada, com a inserção de pontos de checagem das métricas estabelecidas anteriormente. O mentor conhece as necessidades e soluções que o mentorado necessita, pois ele já vivenciou experiencias semelhantes ao longo de sua vida. Em outras palavras costuma-se dizer que o Mentor conhece o caminho das pedras.

Tanto melhor para o mentorado se for auxiliado por um processo de mentoria integrativa, onde as atividades buscam atender ao mentorado integralmente, contemplando todos os aspectos do indivíduo – do ser integral. A característica deste modelo de mentoria é observar o mentorado como um todo.

O sucesso do processo será maior ainda, se todo o trabalho for executado de forma sistêmica, observando o encadeamento dos processos mentais, das características pessoais, da cultura, das experiencias pessoais e familiares, dos relacionamentos, dos valores, dos objetivos etc.

A mentoria integrativa sistêmica tem como ponto de partida o autoconhecimento, que favorece a identificação do propósito de vida e os caminhos necessários para alcançar os objetivos desejados, com resultados relevantes na vida pessoal e profissional.

Um mentor experiente, que já tenha longa jornada em sua vida executiva e que tenha uma vivência pessoal rica e consistente poderá auxiliar o mentorado de uma forma bastante sólida.

Esta Mentoria Integrativa Sistêmica é despida de toda sua complexidade se agregarmos ao processo a simplicidade da metodologia Ágil, tão largamente utilizada no mundo digital.

Os profissionais estão sob pressão constante, têm a impressão que, diante de tantas entregas a efetuar, o dia tem menos horas disponíveis que antigamente, o que resulta em uma sobrecarga extra à vida diária, aumentando muito com a pressão por resultados, ocasionando, desanimo, ansiedade, infelicidade e muitas vezes a perda de direção e sentido de vida. Somando-se a isto, surge uma insegurança com o futuro e a imagem dos filhos em idade pré-faculdade vem constantemente à realidade.

Existe uma outra maneira para encarar tudo isso na qual a agilidade está presente, principalmente pela mudança no padrão das relações, proporcionando resultados mais rápidos, além de uma mudança comportamental na forma de conduzir e estruturar os pensamentos.

Esta metodologia, também pode ser utilizada no processo de Mentoria Integrativa Sistêmica, o que facilita, em muito, o desenvolvimento do processo, tornando-o mais rápido e eficiente.

“A simplicidade corresponde a tudo que não é excesso e desperdício, é a essência das coisas e das pessoas…. neste processo aproveita-se o potencial das pessoas, valorizando as características de cada um, de maneira leve e engajada, fazendo com que as coisas fluam naturalmente” (Susanne Andrade)

O processo é visto como um todo, porém são estabelecidos “pontos de chegada” que servirão como checagem e como base para a próxima etapa, até que se atinja o objetivo final, isto realizado de forma estruturada, planejada e simples.

O resultado das ações de um processo de Mentoria Integrativa Sistêmica com utilização do modelo Ágil, é uma vida profissional e pessoal de excelências, onde existe plenitude, leveza e satisfação com a vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.