Cleyson Dellcorso

Mindfulness, pode me ajudar?

O Mindfulness pode ser treinado andando ou fazendo outras atividades.

Mindfulness, eu já ouvi falar, mas como isso poderá me ajudar?

Neste exato momento, é pequeno o número de pessoas que está vivendo o momento presente.

A maioria de nós tem os pensamentos no passado ou no futuro. Raramente no presente, que é quando realmente importa. Nada poderemos realizar no passado ou no futuro, mas quase nunca estamos no aqui e agora. Nossos pensamentos divagam entre lembranças  ou planos, quase o tempo todo.

Diversos estudos realizados por universidades americanas e europeias, mostram que as pessoas vivem no momento presente menos de 10% do seu tempo enquanto estão acordadas. Se só podemos realizar algo agora, isto significa que utilizamos menos de 10% de nosso tempo para realmente realizar uma atividade. O restante do tempo, nossa mente divaga e deixamos de fazer o que tínhamos planejado ou, em outras palavras, vivemos de forma útil apenas 10% da nossa vida.

O vai e vem mental é o que nos causa o cansaço no final do dia ou o estresse causado pela fadiga no trabalho.

A boa notícia é que conseguimos treinar a nossa mente para viver no momento presente com qualquer idade. Normalmente um treinamento para alcançar este objetivo pode ser feito online, veja aqui.

Viver no momento presente é tão importante que Mindfulness – Atenção Plena – vem tendo destaque no desenvolvimento profissional e pessoal.

Mindfulness ou Atenção Plena representa uma nova forma de viver e é um estado mental que pode (e deve) ser treinado para desenvolver a atenção no momento presente. Com Mindfulness você também pode perceber sensações corporais, emoções e pensamentos, observando-as como realmente são, sem colocar suas objeções, crenças ou mesmo pré-julgamentos.

Mindfulness auxilia desenvolver o FOCO

Praticando Mindfulness ou Atenção Plena, além de desenvolver o seu FOCO você aprenderá como fazer escolhas conscientes e lidar com os desafios do dia a dia, abrindo espaço mental para a solução de problemas que a vida nos apresenta, usufruindo da capacidade humana básica de estar totalmente presente, consciente de onde está e no que está realizando.

Existem vários caminhos para se chegar ao Mindfulness, mas o mais utilizado é através de práticas de meditação, bastando aproximadamente 30 minutos diários para treinar o seu cérebro a voltar a agir de forma correta e, neste ponto, é importante observar que quando crianças nosso cérebro atuava apenas no momento presente o que nos fazia felizes.

Quando falamos em Mindfulness, normalmente as pessoas imaginam uma pessoa sentada em posição de lotus, uma vareta de incenso, um sino, além de um cenário já visto em algum filme com Monges.

Isto pode ser verdade no todo ou em parte, mas na realidade, Mindfulness é um estado de espírito, um modo de viver, que pode ser praticado através da meditação, em qualquer lugar, desde sentados como descrito acima, como caminhando em qualquer avenida do mundo ou, até mesmo, fazendo uma refeição, lavando o carro ou pintando uma cerca como Daniel aprendeu com Senhor Miyagi no filme Karate Kid. Mindfulness é estar presente no aqui e agora.

Eu caminho pela rua para treinar Mindfulness

Pessoalmente, costumo reservar um período no início do dia, para sair caminhando pelo meu bairro sem um rumo definido; saio simplesmente a caminhar. Gosto de fazer esse tipo de passeio, sem nenhum objetivo em mente. Ele nunca deixa de produzir pequenas (e às vezes grandes) surpresas e prazeres. No outro dia eu estava vagando no meu bairro, quando em uma praça, atraído por um canto diferente de um pássaro, descobri um ninho com alguns ovos e a sua mamãe cuidando com bastante atenção para que as novas vidas nascessem em segurança.

Essa imagem ficou comigo por um tempo. E isso nunca deixa de me fazer sorrir em agradecimento pela criança que renasceu em mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.