Cleyson Dellcorso

Mudança de Vida – Simples, porém difícil

Muitas vezes é necessário escolher desvios em nossa vida, para chegar ao rumo traçado.

Mudança de Vida – Simples, porém difícil. Isto pode parecer um paradoxo, mas não é. É simples fazer uma mudança no rumo da vida pessoal e profissional, porém nós mesmos tornamos esta tarefa difícil.

Difícil, mas não impossível.

A maioria das pessoas elege dias especiais para iniciar um novo projeto, seja ele de mudança na vida pessoal ou profissional.

Talvez o dia que quase todos escolhem é o primeiro do ano. Todos já fizemos nossos planos para o ano que se inicia. Foram projetos de mudança que naquele momento eram muito significativos para nós, porém quase ninguém lembra mais deles no Carnaval, que aliás, é outra data significativa – “depois do Carnaval começo a dieta”. Assim acontece na Semana Santa e até mesmo em nosso aniversário, sem contar a quase totalidade das segundas feiras –  “na próxima segunda começo fazer exercícios”.

Para entender melhor qualquer tipo de mudança podemos observar que o processo sempre começa com uma intenção que deve evoluir para a ação.

Entre a intenção e a ação é que começamos a colocar os nossos obstáculos.

Parece que não percebemos que só a intenção não ocasiona mudanças.

Toda mudança exige um próximo passo, que quase sempre deixamos de dar por não querer pagar o preço que esta ação exige.

Isto acontece em uma empresa, quando queremos implantar um novo modelo de gestão em nosso departamento ou, em nossa vida pessoal, quando queremos mudar um comportamento, abandonando um antigo hábito.

Se eu fizesse aqui uma enquete para saber quantos gostariam de desenvolver um trabalho voluntário, certamente o número de interessados seria muito grande, porém se dentro de um mês, fizesse nova enquete, perceberia que quase ninguém teria transformado a intenção em ação. E, isto acontece por não queremos pagar o preço por este passo.

Toda ação exige que tenhamos o desejo real de mudança, o que exige preparação, vontade política, acreditar no resultado, acreditar em nós mesmos, termos automotivação e, principalmente, sair da zona de conforto em que nos colocamos.

Uma mudança na carreira ou mesmo como conduzimos a nossa equipe de trabalho, requer planejamento, preparação para enfrentar o novo, estar preparado para obstáculos e, o que é mais difícil suplantar: as nossas próprias crenças forjadas ao longo dos anos.

Todos temos a intenção clara da mudança, mas antes de partirmos para ação percebemos que o custo da empreitada é alto, pois temos que vencer muitas etapas e enfrentar novos desafios – é mais fácil e menos trabalhoso deixar tudo como está, mesmo que isto represente futuros arrependimentos, além de uma vida onde faltam a felicidade e a realização plena. Uma vida que mereça ser vivida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.