Cleyson Dellcorso

O comportamento do profissional está mudando, e agora?

Comportamento Profissional

O comportamento do profissional deve acompanhar a evolução do mercado, caso contrário, sem perceber, reduzirá a sua empregabilidade.

A pandemia que estamos atravessando acelerou todo o processo de evolução do mercado, isto representa que, também deveremos ser ágeis a fim de acompanhar as necessidades atuais ou de um futuro próximo.

Este é o momento para pararmos e fazermos uma reflexão para analisar qual será a tendência do ambiente profissional para os próximos anos. Após verificar o cenário que está se formando, torna-se fundamental que façamos uma autoanalise, para nos adequarmos à nova realidade.

Muitos continuarão em home office o que representa que deveremos observar com atenção a nossa Inteligência Emocional, inclusive o nosso nível de presença profissional e liderança. Estas características apresentam diferenças significativas no mundo virtual. A qualidade de nossa comunicação e assertividade também deverão ser observadas, pois á distancia, todo nosso gestual e postura corporal, tão importantes na comunicação presencial, deixam de ser observadas.

Existem algumas competências que devem ser priorizadas neste novo tempo, entre elas destaco:

  1. ESTRATÉGIA

O profissional deverá estar preparado para agir com visão sistêmica, ser eficiente e rápido, sempre tendo como grande objetivo a construção de situações positivas e desejáveis para ele próprio, para a equipe e para quem o contrata.

  1. PROPÓSITO

O propósito é a essência da vida de uma pessoa. O profissional que tem um propósito para sua vida é mais motivado e apresenta um comportamento positivo, o que resulta também, reflexos em sua saúde e bem-estar.

  1. LIDERANÇA

Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para atingir um objetivo. Hoje o líder deverá, necessariamente, humanizar os seus relacionamentos buscando o melhor em cada indivíduo a fim de que, juntos, possam atender as necessidades da organização.

Veja uma competencia essencial para Gerentes

Existem outros comportamentos essenciais para o novo profissional, porém aqui, trataremos estes três, deixando para um futuro próximo tratar das competências emocionais, necessárias para o novo mundo.

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