A tradição oriental diz que o maior poder que um ser humano pode obter é o Poder do Espelho, referindo-se ao AUTOCONHECIMENTO.
Este poder, de forma semelhante ao que os antigos gregos diziam, está relacionado com a frase encontrada nos Portais do Oráculo de Delfos: Homem conhece-te a ti mesmo! O Filósofo Sócrates fazia menção a este aforismo como: “Conhece-te a ti mesmo e dominarás os deuses e o universo”, mostrando a importância do autoconhecimento.
O Poder do Espelho nos sugere conhecer a fundo de quem, verdadeiramente, é a imagem refletida no espelho quando estamos frente a ele. É o poder mais importante que um ser humano pode obter. É conhecer a sua real potencialidade, as características que pode desenvolver, perceber suas forças e fraquezas atuais, suas metas, seus valores e principalmente seu propósito de vida.
O Homem que realmente conhece a si mesmo tem todos os poderes para alcançar o pleno sucesso e a real felicidade.
O Autoconhecimento é o ponto inicial da abordagem em Coaching com fundamentação na Filosofia Zen – O Zen Coaching
Como Coach, tenho utilizado o Zen Coaching com excelentes resultados. O Zen Coaching crê na pessoa incondicionalmente e em seu enorme potencial e, que todos têm uma importante missão a desenvolver.
O Zen Coaching está fundamentado em quatro pilares:
- Autoconhecimento apurado
- Somos os únicos responsáveis sobre nossas atitudes
- Toda e qualquer ação depende, apenas, de nossa iniciativa
- Tudo deve ser realizado no aqui e agora
Hoje, vamos nos deter apenas neste primeiro pilar. Ele nos chama a tomar consciência de quem somos, de como somos, de que queremos ser e fazer e, de que realmente queremos ter. É também tomar consciência de pequenos detalhes e maravilhas quase invisíveis que a vida nos revela a cada momento. Todo e qualquer momento em nossa vida pode ser utilizado para nos conectarmos com nosso verdadeiro EU.
A simples tarefa de lavar louças ou um automóvel,pode ser utilizada para, nos levar a refletir sobre nós mesmos.
O Autoconhecimento está relacionado com a arte de fazer perguntas a si mesmo e obter as verdadeiras respostas.
Ao longo da vida vestimos armaduras para nos proteger, mas estas mesmas armaduras nos isolam do mundo. O AUTOCONHECIMENTO permite você identificar todas elas, portanto, é ele o principal caminho para o sucesso.
Quando nos conhecemos profundamente, somos condutores da nossa história, não deixamos a vida nos levar e, principalmente, somos senhores do nosso destino.
Conhecer a si mesmo é a tarefa mais difícil pois incita diretamente a nossa racionalidade, mas também coloca à prova nossos medos e paixões. Se conseguirmos nos conhecer a fundo, saberemos compreender os outros e a realidade que os rodeia. (Alexandre Magno)