Cleyson Dellcorso

O que e como estou lendo

O que e como estou lendo

Este fim de semana decidi ler novamente o livro O Profeta de Khalil Gibran, mas agora empregando um procedimento usado pelos monges católicos da Idade Média, a Lectio Divina, porém de forma adaptada.

Este tipo de leitura, felizmente ainda é empregado pelos contemplativos e eu a utilizei conforme segue:

  1. Leitura preliminar: Faça uma revisão de trechos do texto para entender seu significado literal, tentando manter um estado de espírito calmo e tranquilo, para que todas as suas ações e pensamentos fluam suavemente e com atenção.
  2. Observar uma multiplicidade de ideias: ler o trecho novamente em silêncio, mas desta vez bem devagar e com cuidado, ouvindo cada palavra, bem como as ideias e imagens que evocam na mente não forçando nenhuma interpretação ou análise – deixar o texto falar dentro de você. Sempre que você sente uma ideia emergente em sua consciência -uma frase, uma palavra, uma imagem – simplesmente anote-a em um caderno.
  3. Contemplar uma frase selecionada: Você pode ter achado uma frase particularmente significativa ou intrigante, tenha foco nessa frase e reflita sobre ela em relação ao conjunto de significados que você anotou anteriormente. Não tente analisar esta frase ou decifrar seu significado – deixe-a flutuar dentro de você e ouvi-la.
  4. Firmar o entendimento: Depois de ter criado um conjunto de significados ou ideias, é hora de mudar de direção: consolidar todos eles em uma só, isto é, agregar e sintetizar as ideias. Seu objetivo agora é encontrar um entendimento unificado e coerente que seja central para o que você percebeu – não um resumo. O importante desta ação não é uma nova ideia ou uma interpretação nova do texto, mas um processo contemplativo. A atitude interna de abertura pacífica em relação à sua profundidade interior é valiosa em si mesma.
  5. Sair: Lentamente deixe sua atenção se dissolver e tome cuidado para não terminar a sessão muito abruptamente. Tente manter por um tempo a atitude contemplativa e mantenha em sua mente algumas das palavras e percepções que o tocaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.