Cleyson Dellcorso

Você tem prazer com o trabalho?

Muitos não sentem prazer com o trabalho.

Atualmente as vidas, pessoal e profissional, se mesclam, portanto para vive-las com mais significado é importante sentir-se conectado com o que fazemos e isto é um grande desafio.

Talvez você tenha sonhado com o seu trabalho. Talvez, tenha até pretendido, desde o início, ser um profissional que não relutaria em dar um significado para ele e para sua vida. Seria algo que o faria feliz, pois estaria alinhado com o sentido que pretende dar à sua vida.

Com o passar do tempo, quando analisa a sua vida pessoal e profissional, percebe que a sua intenção inicial parece estar se distanciando e, o que observa é que ele está se tornando enfadonho, sem sentido e que o seu sonho se reduziu a apenas realizar tarefas,

Uma boa notícia!  A solução não é difícil, basta adotar alguns conceitos práticos para voltar a sentir prazer com o trabalho:

Descubra a razão de seu trabalho

Esta tarefa não é difícil de ser realizada. Pergunte a si mesmo – Por que eu trabalho? “Para que eu trabalho?” observando a diferença entre as perguntas. Atenção para não se acomodar em afirmações simples, tais como: “Trabalho para ganhar dinheiro”, “Faço o que faço, pois é isto que esperam de mim” ou até mesmo “alguém tem que fazer”.

Se não encontrar um sentido mais profundo para seu trabalho ele será um aborrecimento sem fim. Dia após dia a mesma rotina e, a cada nova semana tudo se repete, sem esquecer que os finais de domingo são bem desagradáveis pelo que imaginamos o que teremos pela frente.

Procure entender onde você se encaixa na cadeia produtiva, qual o real significado de sua atividade, onde ela impactará no resultado da operação. Em outras palavras – veja qual é a sua importância no processo.

Trabalhe enxergando o final desde o começo. Valorize o que faz. Reconheça o seu valor.

Se assim mesmo, não encontrar esta motivação, use o que faz, para se preparar para novas funções. A Internet é uma boa fonte de pesquisa.

Estabeleça uma rotina antes de iniciar cada ciclo diário de atividades

Minha sugestão é que antes de iniciar o trabalho pela manhã e após o almoço, você faça uma pequena reflexão. Pessoalmente, faço uma meditação de 5 minutos.

Nesta reflexão, a sugestão é que você busque dentro de você o que traz realização para você com seu trabalho. Busque também identificar ou lembrar quais seus objetivos maiores com sua atividade. Cada pessoa tem uma percepção diferente da outra, eu, por exemplo, tenho como objetivo pessoal estar a serviço das pessoas, ou em outras palavras, servir e compartilhar os meus conhecimentos, assim como busco aprender constantemente com os outros.

Leia mais, como ser um Líder Servidor

Siga a sua missão, identifique as pedras no caminho e perceba que todo trabalho, seja ele qual for, tem uma finalidade e motivo de satisfação pessoal, principalmente porque é através dele que você pode cumprir a missão que estabeleceu para sua vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.