Cleyson Dellcorso

Quer solucionar um problema? Busque dentro de você

Não só a solução de problemas, mas o nosso próprio desenvolvimento poderá ser buscado dentro de nós.

Todos queremos solucionar um problema o mais rápido possível, pois a experiencia já nos mostrou que “um problema amanhecido, torna-se indigesto”, como diziam os antigos.

Tanto faz, ser um problema pessoal ou profissional, quando eles acontecem perdemos a nossa paz e parece que começamos andar em círculos em busca de uma solução.

Muitos de nós temos o privilégio de termos pessoas próximas que podem atuar como conselheiros, outros buscam ajuda profissional, mas qualquer que seja o caminho, na maioria das vezes a solução está dentro de nós.

Quando pretendemos buscar a solução de um problema dentro de nós, entram em cena diversos atores que apenas prejudicam que alcancemos o nosso objetivo.

Se você é uma pessoa que pratica o autoconhecimento reconhecerá que é o resultado de um conjunto complicado de características, que vão desde as genéticas até os hábitos adquiridos ao longo da vida, passando por aquilo que você acredita e pelos valores que norteiam seu dia a dia. Certamente, também, chegará à conclusão que estas características, se não corretamente identificadas e entendidas, serão os atores que costumam atrapalhar o seu processo de solução dos problemas. São atores que não permitem que você busque a solução dentro de você.

Frente a um problema você já deve ter pensado: “Isto só acontece comigo” ou “não tenho capacidade para solucionar o problema”, ou ainda, “nada dá certo em minha vida” e até mesmo “realmente não tenho capacidade”. São afirmações que fazem parte de um repertório que fomos incorporando ao longo da vida, algumas vezes por frases mal colocadas por pessoas próximas, ou até mesmo crenças que adquirimos por não examinarmos a nossa vida para buscar o autoconhecimento.

O interessante de tudo isso é que não só a solução de problemas, mas o nosso próprio desenvolvimento poderá ser buscado dentro de nós.

A busca da solução de problemas dentro de nós mesmos é tão benéfica que a gigante Google, introduziu junto a seus colaboradores o programa “Busque dentro de você” (Search Inside Yourself- SIY), com resultados muito significativos.

Quando temos uma vida examinada e desenvolvemos o nosso autoconhecimento, encontraremos caminhos para a busca da solução em nosso interior, mas para isso precisamos além de nos conhecermos, ter a facilidade de afastar pré-julgamentos, viver o momento presente e observar a situação como ela realmente é, sem a influencia danosa dos rótulos e crenças que incorporamos ao longo da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.