03 fev

Reflexão da Semana – EMPREGABILIDADE

O mercado de trabalho está em desenvolvimento continuo e se assemelha a um organismo vivo que se expande e se ajusta ao meio. Não é diferente também com você que deve estar constantemente em busca de desenvolvimento pessoal, técnico e profissional, a fim de manter sua empregabilidade.

 

A necessidade de aprimoramento técnico é inquestionável, seja ele realizado através de treinamentos fornecidos pela sua empresa ou desenvolvidos através de pesquisas própria.

Hoje as informações têm fácil acesso e aqueles que querem manter a sua empregabilidade em alta devem buscar um aprimoramento técnico constante se quiserem fazer a diferença no mercado. Não se esqueça, porém, que a distinção entre o profissional excelente e o comum está no comportamento que é a pedra de toque de qualquer carreira.

 

Se você pretende fazer a diferença e acrescentar um diferencial competitivo à sua carreira, reflita nestes itens:

 

  1. Existem comportamentos que vão adquirindo status de essenciais nos relacionamentos profissionais e entre eles podemos citar: ética, prudência, coragem, justiça, compaixão, humildade, fidelidade, gratidão, comunicação, criatividade e inovação.

Caso em sua reflexão tenha percebido a falta de algum deles, seria bom investir um tempo em adquiri-los, talvez pedindo a ajuda de um profissional especializado que tanto pode ser alguém do RH da sua empresa quanto um coach externo.

  1. Está na hora de reaprender com sua criança interior, isto é, aquela criança eterna que existe dentro de você e que sempre está querendo aprender e a se descobrir. Esta criança precisa renascer e estar presente para que haja desenvolvimento pessoal com alegria.

 

  1. Se existem três palavras essenciais para seu sucesso profissional, certamente elas serão: planejamento, planejamento e planejamento. O conceito de “deixa a vida me levar” só funcionou para o Zeca Pagodinho. Para chegar ao sucesso necessitou de muito planejamento associado a uma vontade firme em atingir seus objetivos. Você tem planejado onde estará daqui a 2, 5 ou 10 anos? Você coordena sua vida ou deixa que o vento das circunstâncias a leve daqui para lá, como uma folha de papel? Qual o caminho que você traçou para seguir?

 

  1. Frequentemente faça uma analise crítica de como você é visto pelos outros. Analise seu comportamento, sua postura profissional, como você se veste, como você fala e quais os seus assuntos prediletos. Verifique se você é visto como um colaborador comprometido com a empresa e se ela pode contar com você nos momentos mais difíceis. A recíproca será verdadeira se você cuidar de todas as suas excelências.

 

  1. Liderar é saber influenciar pessoas para que um objetivo seja atingido. Você sabe liderar? O cenário que o século XXI nos apresenta é a de extrema necessidade de líderes para que conduzam as mudanças que surgem numa velocidade muito grande. Você terá alta empregabilidade se tiver as habilidades essenciais de liderança.

 

  1. Você é parte de um time. Olhe ao seu redor e observe: Você joga no mesmo time que seus companheiros? Vocês todos têm um objetivo comum? Você é o jogador mais importante e o responsável pelas vitorias de seu time? Ou, você é chamado apenas para completar o quadro? Qual a importância da qualidade de seu jogo para o sucesso do grupo?

Devido ao meu trabalho acompanho com frequência a movimentação no mercado e a necessidade de profissionais neste ou naquele setor. O que se observa é que o mercado está carente de bons profissionais. Nunca tivemos no país tantas vagas em aberto para profissionais realmente qualificados para ocupa-las.

O profissional que procura constantemente se adequar as necessidades do dia-a-dia terá uma alta empregabilidade o que em ultima analise é a capacidade de ter sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho. Para o excelente profissional, as portas estão sempre abertas sem a necessidade de espalhar currículos ou perambular por consultorias de recolocação, pois o mercado bate a sua porta.

A excelência profissional está alinhada com um constante aprimoramento, quer seja na área educacional quer seja na área pessoal. O mercado exige profissionais atualizados que buscam através de um processo continuado de educação estar em sintonia com as exigências atuais. Cursos, treinamentos, especializações são os melhores caminhos para este processo.

Se você julga que seus estudos terminaram quando recebeu seu diploma certamente está longe da realidade. A Internet está repleta de cursos de boa qualidade que podem ser feitos a distância e o que é melhor, muitos são grátis. Talvez você os encontre em outros idiomas, mas o mínimo que se espera de um bom profissional é que tenha razoáveis conhecimentos de inglês, lembrando que também existem cursos gratuitos de idiomas na WEB.

Veja bem: não existem desculpas que justifiquem a falta de aprimoramento.

Quanto mais você busca suas excelências e planeja a sua carreira, mais as suas necessidades são supridas e o tão almejado reconhecimento profissional se faz presente.

Afinal ser reconhecido é o que você merece.

 

Indicação de Livros

O NOVO GERENTE MINUTO

MINDSET

O QUE MAIS IMPORTA

Playlist

Did you enjoy this article?
Signup today and receive free updates straight in your inbox. We will never share or sell your email address.
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply