Cleyson Dellcorso

RESILIÊNCIA – Para o profissional pós pandemia

Resiliência - Um comportamento essencial

Baixos níveis de resiliência é o que mais encontro quando atendo profissionais em Programas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Esta característica algumas vezes é visível logo na primeira sessão, em outras surge camuflada em comentários aparentemente sem importância.

Você já baixou o e-book grátis? 4 Passos para o AUTOCONHECIMENTO

Quando nascemos não recebemos um manual, portanto todos sofreremos com alguns acontecimentos simples do cotidiano, ou mesmo acontecimentos traumáticos. Cada mudança afeta o indivíduo de uma maneira diferente, trazendo diversas emoções que provocam os mais variados tipos de sentimentos.

De um modo geral, ao longo do tempo, nos adaptamos com as mudanças causadas por estes acontecimentos. O tempo necessário à adaptação ou assimilação do fato deve-se a resiliência.

“Os psicólogos definem resiliência como o processo de adaptação diante de adversidades, traumas, tragédias, ameaças ou fontes significativas de estresse – como problemas familiares e de relacionamento, problemas graves de saúde ou estressores financeiros e no local de trabalho. Por mais que a resiliência envolva “recuar” nessas experiências difíceis, ela também pode envolver um profundo crescimento pessoal.”

Alguns destes eventos são dolorosos e difíceis, mas certamente não devem determinar o resultado de sua vida. Muitos aspectos são controláveis, modificados e ressignificados para o crescimento. A responsável por isso é a resiliência.

Tornar-se mais resiliente não apenas ajuda você a passar por circunstâncias difíceis, mas também lhe permite crescer e até melhorar sua vida ao longo do caminho.

Ser resiliente não significa que uma pessoa não experimentará dificuldade ou angústia. Pessoas que sofreram grandes adversidades ou traumas em suas vidas geralmente experimentam dor emocional e estresse.

Embora certos fatores possam tornar alguns indivíduos mais resistentes que outros, a resiliência não é necessariamente um traço de personalidade que apenas algumas pessoas possuem. Pelo contrário, a resiliência envolve comportamentos, pensamentos e ações que qualquer um pode aprender e desenvolver.

Como desenvolver a musculatura, aumentar sua resiliência leva tempo O foco em quatro componentes principais – conexão, bem-estar, pensamento e significado saudáveis ​​- pode capacitá-lo a suportar e aprender com experiências difíceis e traumáticas. Para aumentar sua capacidade de resiliência, e crescer nas dificuldades, aprimore estes quatro componentes.

O artigo original e muitos outros você encontrará aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.