Sempre é tempo de mudar.
A busca da felicidade é um tema recorrente na história.
Já no tempo de Aristóteles, na Grécia antiga ela era estudada, tanto que este filosofo a chamava de Eudaimonia, que representava um “estado de contentamento estável”.
Se analisarmos a nossa vida, vamos perceber que existem alguns fatores que não permitem ou dificultam ao menos chegar próximo deste estado de contentamento estável.
A nossa vida profissional é um destes fatores
Alguns não se sentem felizes com a empresa ou com seu chefe, outros iniciaram uma vida profissional relativamente cedo e depois de algum tempo perceberam que “não era bem isso que queriam” e gostariam de mudar de profissão, mas os mais maduros têm receio de fazer a mudança, principalmente se tiverem mais de 50 anos.
Existem outros ainda, com mais de 50, que já estão com uma vida relativamente estabilizada e que agora gostariam de tornar realidade um antigo sonho que muitas vezes é completamente diferente daquilo que vêm fazendo.
Para todos estes cenários a afirmação é válida Sempre é tempo para mudar
Se você tem dúvidas do que estou dizendo, vamos refletir sobre estas afirmações mais comuns, que escuto, entre outras, quase que diariamente
- Não sei fazer outra coisa, mas gostaria de mudar
- Por uma série de motivos, não fiz cursos, faculdade, isto é, não estudei o suficiente e não me sinto seguro para mudar
- Já estou me sentindo velho para esse desafio
- Que os outros vão pensar?
- Eu errei no passado, agora tenho que me conformar
Sempre é tempo para mudar! Talvez um pouco mais difícil, pois são necessários alguns ajustes na vida, pessoal e familiar, porém o mais importante é o planejamento para essa mudança.
Quando fiz minha mudança de rumo com mais de 50 anos, demorei mais de dois anos apenas me preparando e fazendo adaptações na minha vida.
Como tinha certeza do que queria, fiz um planejamento consistente contemplando também as possíveis alternativas caso fossem necessárias. É uma empreitada que requer determinação, foco e autoconfiança e no meu caso tive auxílio de um mentor que me acompanhou por um tempo e ajudou a elaborar um road map para quando estivesse caminhando sozinho.
Tenho ainda na minha memória, mesmo passados mais de 20 anos o seu “mantra”: Não esqueça: Quanto mais maturidade, mais autonomia
Se pretende uma mudança de rumo, vá em frente, com excelente planejamento, foco, determinação e um medo administrado não é tão difícil, principalmente se tiver o auxilio de alguém que já passou por isso ou um profissional que se preparou para auxiliar pessoas para esta empreitada.