Cleyson Dellcorso

Soft Skills que facilitam uma recolocação profissional

Quando um profissional está tentando uma recolocação no mercado de trabalho encontra diversos obstáculos que vão desde uma economia estagnada até um excesso de candidatos com experiencia profissional semelhante a dele.

Para o recrutador também não é uma tarefa fácil, pois tem em mãos uma grande quantidade de currículos que de um modo geral apenas espelham a experiencia técnica do candidato, porém as empresas buscam algo mais.

De algum modo, o candidato deverá evidenciar em seu currículo algumas competências comportamentais que possui, as chamadas soft skills, pois são elas que diferenciam os excelentes profissionais dos medianos,

Lembre-se: o mercado tem muitos profissionais com a mesma formação e com experiencia semelhante e, o que os diferencia, são as soft skills.

Existem três soft skills que são essenciais, isto é, devem ser ressaltadas na apresentação do currículo, desde que o candidato realmente as tenha. Os recrutadores têm experiencia suficiente para perceber uma falsa informação, portanto procure desenvolvê-las caso não estejam presentes em seu padrão comportamental.

Existem muitas soft skills que são absolutamente necessárias, outras são muito importantes para a empresa em questão, porém existem três que são fundamentais:

1 – Comunicação

A comunicação eficaz é fundamental para o bom funcionamento de todas as organizações, independentemente do modelo de negócios em que elas se baseiam. Por essa razão, a comunicação é uma soft skill que é buscada pelos recrutadores. Habilidade na comunicação escrita, bem como verbal deve ser destacada em seu currículo. Uma maneira eficaz de destacar suas habilidades de comunicação é verificar o seu currículo em busca de erros gramaticais, ortográficos e contextuais. Certifique-se de usar frases curtas e objetivas em seu currículo. Durante a entrevista o seu recrutador irá prestar atenção na sua maneira de falar, erros de concordância etc.  Cuidado com gírias e com as palavras como “né”, “tipo assim”, e tantas outras que demonstram falta de leitura e deficiência na comunicação.

2 – Trabalho em equipe

Os locais de trabalho na era moderna são uma mistura de diferentes equipes que colaboram para alcançar um objetivo comum. Colaboração e trabalho em equipe é uma competência que é importante no mundo corporativo. É necessário que o recrutador perceba que você é um colaborador competente e talvez até um líder. No entanto, tome cuidado para não tentar forçar a situação e supervalorizando a sua competência, o recrutador é treinado para perceber estas situações. Em vez disso, você pode provar que tem esta competência, mencionando os projetos ou eventos sociais dos quais participou. Você pode se apresentar como um líder mencionando como você orientou ou treinou pessoas durante a faculdade ou em uma determinada organização em que já tenha atuado.

3 – Solução de problemas

Os empregadores estão constantemente à procura de profissionais que podem trazer uma nova perspectiva para resolver seus problemas. As soluções criativas e inovadoras são uma das competências mais procuradas.  Você pode enfatizar sutilmente suas habilidades de resolução de problemas apresentando um problema ocorrido e definindo uma solução que destaque suas habilidades

Estas são as três competências que devem ser destacadas em seu currículo. Embora as habilidades técnicas sejam importantes, os recrutadores devem estar cientes de que você é um profissional diferenciado em sua profissão e isso só pode ser possível por meio das soft skills.

Você deve apresentar estas competências sutilmente em seu currículo para ter uma vantagem muito grande em conseguir o emprego dos seus sonhos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.