Todos queremos uma carreira em continua ascensão, porém parece que faltam degraus na escada que nos permite seguir ao topo. Esta é uma situação muito comum atualmente e sempre me defronto com ela nos meus trabalhos de mentoria.
Você tem este pensamento? Faço tudo que mandam, tudo certo, com prazo e qualidade e nunca sou reconhecido.
A grande verdade é que hoje ser um profissional “obediente” não é o suficiente.
Não é apenas esta a razão que faz com que faltem degraus para “subir” em sua carreira. Abaixo deixo 13 dicas que, atualmente, são essenciais no comportamento do profissional excelente:
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Liderança:
Não veja o líder como o ocupante de um cargo funcional, mas sim aquele que influencia para que objetivos sejam atingidos.
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Trabalho em equipe
Hoje não se cogita mais a individualidade nas organizações. É preciso que o profissional saiba lidar com seus pares para superar metas e vencer desafios.
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Capacidade de negociação
Dialogar com os demais colaboradores é fundamental para chegar a consensos diante de determinadas situações que impactam diretamente no clima organizacional e até nos resultados da empresa.
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Comunicação
É preciso saber expressar ideias, tirar dúvidas, apresentar soluções para fatos que ocorrem todos os dias. Se a pessoa não consegue vencer a barreira do “silêncio”, agregará pouco ou valor algum à empresa.
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Criatividade / inovação
Os profissionais devem estar preparados para lidar com situações inesperadas. Muitas vezes, arriscar, liberar o potencial criativo pode trazer benefícios tanto para o colaborador quanto para a organização. Uma inovação em um processo específico pode, por exemplo, significar um grande impacto nos resultados.
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Flexibilidade
Dizer um “não” à zona de conforto. Ser capaz de aceitar as mudanças, como também situações e comportamentos antagônicos possibilitam o amadurecimento do profissional.
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Otimismo
É indispensável não se entregar diante do primeiro obstáculo que surge. O pessimismo influi no desempenho e compromete o clima organizacional.
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Assertividade
Uma pessoa assertiva é hábil para expressar posicionamentos, ideias e até mesmo suas emoções. Ao ser assertivo, o indivíduo defende seus direitos e respeita os dos colegas. Assertividade é competência essencial para dar feedback.
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Ética
Uma empresa que deseja ser competitiva precisa contar com profissionais éticos e que valorizem a integridade. A ética é um dos pré-requisitos para a adoção da Responsabilidade Social nas organizações.
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Visão Sistêmica
Olhar para a organização e suas responsabilidades através de um contexto amplo.
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Compartilhamento de Conhecimento
O profissional não deve temer a disseminação do conhecimento com seus pares.
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Autodesenvolvimento
Para aprimorar suas competências, o colaborador não deve esperar apenas a iniciativa da organização.
13 Autoconhecimento
Sem autoconhecimento deixa de existir autoconfiança, resiliência, presença profissional etc.
Coloque seus pés nestes degraus e observe que a ascensão em sua carreira passa a ser algo natural, simples e tranquila, como se estivesse em uma escada rolante.