Cleyson Dellcorso

Você está seguro de que está alinhado com as necessidades do mercado na área em que atua?

Estou na vida profissional há mais de quatro décadas e ainda fico surpreso com a velocidade com que este mercado está mudando. Não me refiro aos novos produtos ou novas tecnologias, mas sim ao que se exige atualmente dos profissionais além das competências técnicas.

Mais da metade dos anos de minha vida profissional exerci cargos executivos, sendo responsável por um número razoável de colaboradores e com isto tive tempo suficiente para observar, como parte integrante do processo, os vários cenários em que o profissional esteve inserido e o que se exigia dele.

Passei pela fase de que o colaborador deveria ter boa vontade e um grande conhecimento técnico até mais recentemente em que são mais importantes as competências comportamentais do que as demais, mesmo que o profissional exerça uma atividade predominantemente técnica.

Venho observando que o mercado vem se humanizando de forma rápida, portanto cada vez mais são relevantes as características socio emocionais.

Creio que é chegado o momento de todo profissional fazer uma autoanálise e verificar como estão suas competências socio emocionais. Algumas perguntas surgem de imediato: Minhas competências atendem as necessidades atuais? Precisa de desenvolvimento? Se necessário, já tenho um projeto de desenvolvimento nesta área?

Com a velocidade com que tudo vem acontecendo, se isto não for priorizado, os problemas serão maiores em breve, portanto estar preparado e ser proativo é fundamental.

Se as competências socio emocionais são de grande relevância, também têm a mesma importância todas as habilidades relacionadas ao autodesenvolvimento, a liderança, ao trabalho em equipe e tantas outras competências.

Mais importante, porém, em tudo isto, talvez pudesse até chamar de a pedra de toque, é o autoconhecimento, que seguramente pode ser entendido como alicerce para todas as demais competências exigidas pelo mercado atual.

Com a experiencia obtida neste tempo de estrada, sugiro em meus atendimentos como especialista em desenvolvimento pessoal e profissional que estejam atentos a estas características, pois no futuro próximo haverá uma tomada de decisão por parte das empresas e apenas quem estiver alinhado com as novas exigências ultrapassarão este marco divisório.

Fique atento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.