É difícil imaginar uma equipe de trabalho que tenha excelente produtividade, que interaja entre si em um clima de camaradagem, respeito e amizade onde não esteja em ação um Líder Autêntico.
Grandes equipes necessitam um Líder Autêntico.
A liderança é um fenômeno da vida social que nasce a partir da relação entre duas ou mais pessoas e está presente em todas as instituições – desde as famílias até as organizações.
É um líder focado nas forças e capacidades dos membros da equipe e os desafia para um desenvolvimento extraordinário.
Para alcançar seus objetivos, deve necessariamente ter uma série de características e domínios que abordarei a seguir,
Este Líder deve ter as seguintes características:
VISIONARIO – Capacidade de sonhar, de ter uma ideia inspiradora, desejar uma nova realidade e se mover para executá-la.
DETERMINAÇÃO – Capacidade de perseverar, de não desistir nas primeiras adversidades e, assim, mobilizar pessoas. Ter resiliência.
COMPETENCIA PROFISSIONAL– Ninguém segue um líder que não dê resultados.
HONESTIDADE – Ter congruência, fazer o que prega e ser uma pessoa emocionalmente estável e transparente em suas intenções. Ser honesto é ter um senso ético e moral e segui-lo.
Além das características apresentadas, o líder precisa ter estes 8 domínios para ser um líder autêntico:
DOMINIO DO INTERIOR – Diz respeito à espiritualidade e à conexão com seu eu interior. Vale ressaltar que espiritualidade não é equivalente a religiosidade, apesar que os grandes líderes religiosos têm este domínio muito aparente. Espiritualidade está vinculada com conexão interna e as pessoas que exercem mais esta habilidade conseguem externalizar a sua autenticidade de forma mais fácil e clara.
DOMÍNIO DO PROPÓSITO – Nossa vida é feita de uma série de atividades e desafios em que fazemos coisas com pouca, média ou muita importância. Ela não é feita de acontecimentos alinhados com as coisas importantes ou com aquilo que leva ao propósito do indivíduo, por isso é preciso refletir e ligar os pontos que realmente importam para a nossa vida.
DOMINIO PESSOAL – As chaves para dominar esse domínio são compreender a individualidade de cada um e ter autoconhecimento, ferramenta poderosíssima para o líder autêntico. É preciso conhecer as suas características e traços de personalidade identificando assim, as suas crenças, valores, potencialidades e dificuldades.
DOMÍNIO DA AUTOEXPRESSÃO – Diz respeito a como o individuo externaliza os sentimentos e se comunica com os demais. Aqueles com pouca habilidade nesse domínio acabam se expressando de forma errada e passam a mensagem em desacordo com as suas intenções e pensamentos, dificultando a comunicação.
DOMÍNIO DAS EMOÇÕES – É imprescindível dominar as emoções e a forma como o líder se relaciona com outras pessoas. Esse aspecto está vinculado com a inteligência emocional, as emoções do eu e dos outros. A empatia e a compaixão são requisitos fundamentais.
DOMINIO DO EQUILIBRIO – para exercer a liderança autêntica é preciso ter o corpo saudável e manter uma vida equilibrada. Quando o líder está mal, a probabilidade de se estressar, não se comunicar bem ou gerar ansiedade é muito grande, O líder autêntico precisa cuidar da própria saúde física e mental.
DOMINIO DAS MUDANÇAS – É preciso dominar o medo e as mudanças, não apenas as pequenas, mas, em especial, as mudanças estruturais que causam estresse, medo e angústia. Controlas o medo é um exercício que o líder autêntico precisa praticar para se desenvolver e inspirar outras pessoas.
DOMINIO DAS AÇÕES – Para ser autêntico é preciso transformar o seu propósito, característica e expressão em resultado efetivo. É preciso dominar as ações e colocá-las em práticas, agregando valor.
Tanto as características quando os domínios de um Líder autêntico podem ser, treinados e incorporados em qualquer fase da vida. O esforço é bem recompensado, pois este tipo de líder, vem ganhando destaque nas maiores organizações.