28 fev

Você está preparado para ser um líder do século XXI?

É difícil imaginar uma equipe de trabalho que tenha excelente produtividade, que interaja entre si em um clima de camaradagem, respeito e amizade onde não esteja em ação um Líder Autêntico.

Grandes equipes necessitam um Líder Autêntico.

A liderança é um fenômeno da vida social que nasce a partir da relação entre duas ou mais pessoas e está presente em todas as instituições – desde as famílias até as organizações.

É um líder focado nas forças e capacidades dos membros da equipe e os desafia para um desenvolvimento extraordinário.

Para alcançar seus objetivos, deve necessariamente ter uma série de características e domínios que abordarei a seguir,

Este Líder deve ter as seguintes características:

VISIONARIO – Capacidade de sonhar, de ter uma ideia inspiradora, desejar uma nova realidade e se mover para executá-la.

DETERMINAÇÃO – Capacidade de perseverar, de não desistir nas primeiras adversidades e, assim, mobilizar pessoas. Ter resiliência.

COMPETENCIA PROFISSIONAL– Ninguém segue um líder que não dê resultados.

HONESTIDADE – Ter congruência, fazer o que prega e ser uma pessoa emocionalmente estável e transparente em suas intenções. Ser honesto é ter um senso ético e moral e segui-lo.

Além das características apresentadas, o líder precisa ter estes 8 domínios para ser um líder autêntico:

DOMINIO DO INTERIOR – Diz respeito à espiritualidade e à conexão com seu eu interior. Vale ressaltar que espiritualidade não é equivalente a religiosidade, apesar que os grandes líderes religiosos têm este domínio muito aparente. Espiritualidade está vinculada com conexão interna e as pessoas que exercem mais esta habilidade conseguem externalizar a sua autenticidade de forma mais fácil e clara.

DOMÍNIO DO PROPÓSITO – Nossa vida é feita de uma série de atividades e desafios em que fazemos coisas com pouca, média ou muita importância. Ela não é feita de acontecimentos alinhados com as coisas importantes ou com aquilo que leva ao propósito do indivíduo, por isso é preciso refletir e ligar os pontos que realmente importam para a nossa vida.

DOMINIO PESSOAL – As chaves para dominar esse domínio são compreender a individualidade de cada um e ter autoconhecimento, ferramenta poderosíssima para o líder autêntico. É preciso conhecer as suas características e traços de personalidade identificando assim, as suas crenças, valores, potencialidades e dificuldades.

DOMÍNIO DA AUTOEXPRESSÃO – Diz respeito a como o individuo externaliza os sentimentos e se comunica com os demais. Aqueles com pouca habilidade nesse domínio acabam se expressando de forma errada e passam a mensagem em desacordo com as suas intenções e pensamentos, dificultando a comunicação.

DOMÍNIO DAS EMOÇÕES – É imprescindível dominar as emoções e a forma como o líder se relaciona com outras pessoas. Esse aspecto está vinculado com a inteligência emocional, as emoções do eu e dos outros. A empatia e a compaixão são requisitos fundamentais.

DOMINIO DO EQUILIBRIO – para exercer a liderança autêntica é preciso ter o corpo saudável e manter uma vida equilibrada. Quando o líder está mal, a probabilidade de se estressar, não se comunicar bem ou gerar ansiedade é muito grande, O líder autêntico precisa cuidar da própria saúde física e mental.

DOMINIO DAS MUDANÇAS – É preciso dominar o medo e as mudanças, não apenas as pequenas, mas, em especial, as mudanças estruturais que causam estresse, medo e angústia. Controlas o medo é um exercício que o líder autêntico precisa praticar para se desenvolver e inspirar outras pessoas.

DOMINIO DAS AÇÕES – Para ser autêntico é preciso transformar o seu propósito, característica e expressão em resultado efetivo. É preciso dominar as ações e colocá-las em práticas, agregando valor.

Tanto as características quando os domínios de um Líder autêntico podem ser, treinados e incorporados em qualquer fase da vida. O esforço é bem recompensado, pois este tipo de líder, vem ganhando destaque nas maiores organizações.

Did you enjoy this article?
Signup today and receive free updates straight in your inbox. We will never share or sell your email address.
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply